1º Ganha Clareza sobre a tua intenção
O que queres alcançar com esta mudança? Esta mudança vai servir para quê?
Podes querer apenas mudar o teu estilo de vida. Podes querer dar vida a um projeto e a uma ideia que tens mantido na gaveta já há algum tempo. Podes querer começar a colocar as mãos na massa naquilo que realmente gostas de fazer.
2º Consciencializa-te do teu valor vital
Normalmente quando algo não está bem na nossa vida profissional, há um conflito de valores.
Quer isto dizer que eu valorizo muito algo que o meu atual contexto profissional não me está a permitir viver.
O que fazer então?
Primeiro tens que identificar qual é este valor vital e depois necessitas de te manter fiel ao mesmo, por forma a vivê-lo e experienciá-lo profissionalmente.
Dou-te o meu exemplo em concreto, numa determinada altura da minha vida o valor da liberdade tornou-se vital para o meu bem estar e para a minha felicidade. Nomeadamente quando fui mãe, o tempo útil e a atenção necessária para dedicar aos meus filhos tornou-se escassa. A liberdade não era o valor da instituição da qual fazia parte e revelou-se fulcral abandoná-la.
3º Decide-te pelos teus talentos e pelas tuas paixões
A importância de fazeres esta escolha é só uma, terás mais capacidade para lidar e gerir os obstáculos e desafios que inevitavelmente te vão surgir no percurso.
É claro que terás que lidar com tarefas mais aborrecidas e que na realidade têm que ser feitas, mas se elas fizerem parte integrante de um contributo profissional que te preenche com certeza a tua motivação e energia para lidar com elas será outra. Estás de acordo?
O trabalho vai ocupar grande parte do teu tempo de vida, se este não for feito com amor, que vida nos estaremos a permitir viver?
4º Investe em ti e desenvolve as competências necessárias para colocares os teus talentos e paixões ao serviço do teu cliente ideal.
Toda e qualquer competência pode ser aprendida. Neste passo será relevante identificar quais são as competências que são relevantes para a criação do teu negócio.
Em que é que necessitas de ser muito competente e hábil para poder realizar um bom desempenho profissional?
Será falar em público, organização e disciplina, usar de muita criatividade, dominares ferramentas do marketing digital, ter uma comunicação influente?
5º Identifica o teu cliente ideal
6º Serve o teu cliente ideal
7º Persiste e insiste até que os clientes ideais venham até ti
Dedicares-te de coração ao teu trabalho e sentires que esse trabalho faz diferença na vida de outras pessoas e como consequência ainda seres remunerada por isso, vai com certeza trazer-te muita satisfação e realização profissional.